Pré Projeto de Tcc: A FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA NOVA PROPOSTA METODOLOGICA DE ENSINO
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
MARCELO EDUARDO SOARES PINHEIRO
A FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA NOVA PROPOSTA METODOLOGICA DE ENSINO
CURITIBA
2013
MARCELO EDUARDO SOARES PINHEIRO
A FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA NOVA PROPOSTA METODOLOGICA DE ENSINO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Prática Profissional V: Cinência e Tecnologia na Escola Básica do Curso de Graduação em Licenciatura em Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientadora: Prof. Msc. Fabiane Lopes de Oliveira
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.2 Objetivos 4
1.2.1 Objetivo Geral 4
1.2.2 Objetivos Específicos 4
1.3 Justificativa 4
2 metodologia 6
1 Introdução
Na sociedade é muito comum as pessoas confundirem surdos com deficientes auditivos, porém, há uma grande diferença entre elas.
Deficientes auditivos são aquelas pessoas que nasceram ouvindo, mas por algum motivo, por exemplo, acidentes, perderam a adutição bilateralmente, parcialmente ou totalmente, de uma forma geral, segundo Perlin, esse grupo não se enquadra na cultura surda, visto que alguns possuem um problema que pode ser eliminado pelo simples aumento de volume de som e/ou aparelhos de amplificação sonora, além de que os deficientes auditivos são alfabetizados e alguns até mesmo oralizados, portanto, são capazes de realizarem a leitura labial.
E os surdos são aquelas pessoas que já nasceram sem o sentido da audição, assim eles compreendem e interagem com o mundo apenas por meios visuais. Aqui no Brasil, foi oficializada uma linguagem para eles, a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, Lei nº 10.436/02, no qual os surdos passam a ter uma linguagem própia reconhecida, porém não são todos os surdos que utilizam essas linguagens, além de que ela sofre alterações dependendo da