NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA
Foi desenvolvida por Dr. Herman Kabat, M.D., Pd., e Srta. Margareth Knott., B.S. noInstituto Kabat-Kaiser, entre 1946 e 1951 e a filosofia de tratamento e das técnicas usadas são descritas em um livro intitulado "Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: Modelos e Técnicas", de Margareth Knoff, B.S., e Dorothy E. Voss, B. Ed. (ADLER; BECKERS; BUCK, 1999).
As técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) confiam, principalmente, na estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, para obter e simplificar suas respostas. O tratamento atravésdestas técnicas é muito compreensível e envolve a aplicação dos princípios de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em todos os aspectos e em todas as fases de reabilitação (ADLER; BECKERS; BUCK, 1999).
A FNP é uma excelente técnica para treino de força muscular, pois é baseada na aplicação de resistência para facilitar a contração muscular. O FNP é funcional para pacientes com lesões do neurônio motor superior acompanhadas de espasticidade, mas também pode ser utilizado para iniciar contração muscular em casos de lesão periférica e fraqueza muscular de qualquer etiologia (STENDIG-LINDBERG, 2004).
Princípios básicos
Os procedimentos básicos da facilitação fornecem ao terapeuta as ferramentas necessárias para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente. Estes podem ser usados no tratamento de pacientes com qualquer diagnóstico ou condição, porém algumas adaptações podem ser necessárias em determinadas situações (ADLER; BECKERS; BUCK, 1999).
Os procedimentos básicos são: resistência; irradiação e reforço; contato manual; posição corporal e biomecânica; comando verbal; visão; tração e aproximação; estiramento; sincronização de movimentos e os padrões de facilitação (ADLER; BECKERS; BUCK, 1999).
O objetivo das técnicas de FNP é promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do