método de kabat
Histórico e Definição
O método Kabat esta incluído no grupo da Facilitação neuromuscular Proprioceptiva e foi desenvolvido pelos norte-americanos Herman Kabat, medico, e Margarete Knott,fisioterapeuta, entre 1946e1951. Trata-se de um recurso terapeutico cinetico que utiliza o estimulo da sensibilidade proprioceptiva para aumentar a força, flexibilidade e coordenação a qualidade do movimento.Nesta técnica da fisioterapia enfatiza-se a reeducação seletiva dos elementos motores individuais por meio do desenvolvimento neuromuscular, da estabilidade articular e da mobilidade coordenada. Os Objetivos do método são, portanto aumentar ou recuperar a potencia muscular, aumentar a velocidade de execução do movimento, melhorar a precisão do movimento e recuperar ou melhorar a função estabilizadora.
O método Kabat ou PNF e o método que promove e acelera as respostas do mecanismo neuromusculares através da estimulação dos receptores. As técnicas visam a conseguir o movimento normal que dependerá das ações integrada do sistema nervoso central, da morfologia da cinesiologia, do aprendizado do sistema motor e da conduta motora. Os padrões usados visam à utilização de valores positivos, assim,trabalham-se as partes mais fortes que irradiam energia nervosa as mais fracas.
Todos os metodos de facilitação neuromuscular, Proprioceptiva são baseados em princípios teóricos bem conhecidos e foram desenvolvidos cientificamente. Inicialmente eram indicados e usados para disfunções sistêmicas, como poliomelite e distrofia muscular, alcançando atualmente um campo bastante vasto.O método Kabat pode ser utilizado em caso de disfunções muscoesqueleticas e articulares, traumatismos e doenças do sistema nervoso, entre outras.
Os processos basicos do metodo kabat são: Padrões de Facilitação,Estímulo de Estiramento, Tração-Aproximação, Reflexo de Estiramento, Comandos Manuais, Comandos Verbais, Estímulos Visuais; Contração isotônica e