KABAT
Desenvolvida com o intuito de promover e acelerar as respostas dos mecanismos neuromusculares, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) utiliza da estimulação dos receptores do sistema nervoso. Isto é, essa prática se baseia na utilização da cinética dos movimentos para fins terapêuticos. Ou seja, procura entender como o movimento e a postura normal acontece, para que, com isso, se possa realizar a aprendizagem ou reaprendizagem dos mesmos, quando alterados.
Incluso nessa perspectiva, está o método Kabat, desenvolvido pelo neurofisiologista Herman Kabat. Este consiste em um recurso terapêutico em que se faz uso do estimulo da sensibilidade proprioceptiva para aumentar a força, coordenação e flexibilidade, buscando a melhoria do movimento.
Por meio do desenvolvimento neuromuscular, a reeducação dos elementos motores é enfatizada. Portanto, os objetivos principais desse método são a recuperação da potência muscular, a melhoria da execução do movimento e o trabalho da função estabilizadora das articulações.
Desse modo, o método Kabat visa conseguir o movimento normal, que dependerá das ações voltadas à integração do Sistema Nervoso Central, da cinesiologia e do aprendizado do desenvolvimento motor.
ARTIGO 1 – O efeito das técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva – Método Kabat – nas pressões respiratórias máximas.
Objetivo: Analisar o efeito de um programa de treinamento com membros superiores baseado nas técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP), proposto pelo método Kabat, nas pressões respiratórias máximas.
Tipo de estudo: Randomizado, dividido em grupo controle e grupo treinado (submetido ao treinamento com as técnicas da FNP).
População: 14 voluntárias, com faixa etária entre 20 e 29 anos.
As voluntárias foram submetidas a um programa de exercícios terapêuticos de facilitação neuromuscular proprioceptiva, com a frequência de três vezes por semana durante quatro semanas. Os dois grupos foram