A Vida e a Fé da população no Sec. XIX
O homem deste período está amadurecendo sua percepção acerca da racionalidade e da necessidade de conhecer os mistérios da ciência, sobretudo, das ciências naturais e físicas. Descobrindo também que para obter avanços nos seus empreendimentos como colonizador do mundo e do saber seria necessário empreender uma articulação entre ciência e a técnica, aliança que se desdobrou em uma grande variedade de conquistas que marcariam o período e fariam com que a Europa do século XIX entrasse para a história como uma das grandes expressões do avanço da tecnociência.
As características históricas do século XIX são indissociáveis, em muitos de seus aspectos, dos funda-
00Olhar a Europa no século XIX significa adentrar em um universo, cujos domínios do conhecimento científico, da técnica e da filosofia estão ainda por se consolidar. É deparar-se também com a gama de valores e de representações culturais sobre o mundo e sobre o homem característicos de uma sociedade em transição, mas que fomentou e subsidiou a contemporaneidade, em muitos de seus aspectos.
O homem deste período está amadurecendo sua percepção acerca da racionalidade e da necessidade de conhecer os mistérios da ciência, sobretudo, das ciências naturais e físicas. Descobrindo também que para obter avanços nos seus empreendimentos como colonizador do mundo e do saber seria necessário empreender uma articulação entre ciência e a técnica, aliança que se desdobrou em uma grande variedade de conquistas que marcariam o período e fariam com que a Europa do século XIX entrasse para a história como uma das grandes expressões do