Neuroglia - relatorio
A Neuroglia também conhecida como Glia, forma boa parte do volume do SNC, porem, também compõe o SNP, apesar de menores as células da neuroglia tem função ativa tão intensa quando a de um neurônio atuando de diversas formas para auxiliar em nosso sistema nervoso, em suas características podemos observar que não possuem potencial de ação e se multiplicam, distribuindo-se pelo sistema nervoso maduro.
Dentre as principais células da Neuroglia, temos 2 grupos na qual atuam separadamente no SNP e SNC.
Neuroglias do SNC:
➢ Astrócitos: Suportam e Neurônios e os isolam no SNC de varias substâncias prejudiciais, através de uma barreira hematoencefálica, secretam substancias para controlar a interconexão dentre neurônios e manter um ambiente químico adequado.
➢ Oligodendrócitos: Menores que os Astrócitos, e não tão funcional quanto, tem como principal foco criar a bainha de mielina nos axônios.
➢ Micróglia: Estas pequenas células emitem inúmeras projeções espinhosas tem uma função especifica de fagocitar fragmentos celulares de tecido nervoso danificado e micróbios.
➢ Células Epindimárias: Disposta em forma colunares, revestem os ventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal, para fins de monitorar e auxiliar na circulação de liquido cerebrospinal.
Neuroglias do SNP:
➢ Células de Schwann: Assim como os Oligodendrócitos, as Schwann também formarão uma bainha de mielina nos axônios do SNP e auxiliar na regeneração dos mesmos.
➢ Células Satélite: Essas células são planas e envolvem os neurônios dos gânglios, para regular a troca de substancias entre corpos das células neurais e o líquido intersticial.
Conclusão a questão deferida:
No caso de uma lesão a uma célula da neuroglia como Oligodendrócitos que formam a bainha de mielina, o efeito sobre a falta da bainha pode gerar distúrbios como esclerose múltipla ou doença de Tay-Sachs, provocando também deterioração dos nervos