Resenha
Organização e células do Sistema Nervoso
A forma como os humanos agem e reagem depende de processamento neural complexo, organizado e discriminatório. Muitos padrões neurais básicos de suporte á vida, como os que controlam a respiração e circulação, são semelhantes em todos os indivíduos.
Algumas diferenças nos sistemas nervosos de indivíduos são transmitidas geneticamente. No entanto, o restante deve-se a interações ambientes e experiências. Dependendo dos estímulos externos e de até onde essas redes são utilizadas, alguns são mantidos, firmemente estabelecidos e até aprimorados, enquanto outros são eliminados.
Um exemplo é a ambliopia ( olho preguiçoso ), na qual o mais fraco dos dois olhos não é utilizado para a visão. Um olho preguiçoso que não recebe estímulo visual adequado durante um período crítico do desenvolvimento perderá o poder de visão de forma quase completa e permanente. A maturação do sistema nervoso envolve muitos casos de ¨use ou perca¨. Depois que o sistema nervoso amadurece, ainda há modificações, pois continuamos aprendendo com nosso conjunto particular de experiências. Por exemplo, o atoo de ler.
O sistema nervoso está organizado em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
O sistema nervoso está organizado em sistema nervoso central ( SNC ), que consiste do cérebro e da medula espinhal, e sistema nervoso periférico ( SNP ), composto por fibras nervosas que transportam informações entre o SNC e outras partes do corpo ( a periferia ). O SNP é subdividido em vias aferentes e eferentes, as vias aferentes levam informações ao SNC, avisando sobre o ambiente externo, e fornecem relatórios sobre as condições das atividades internas reguladas pelo sistema nervoso. Instruções do SNC são transmitidas pelas vias eferente ao órgãos executores.
O sistema nervoso eferente é dividido em sistema somático, formado pelas fibras dos neurônios motores que alimentam os músculos esqueléticos, e sistema nervoso autônomo,