fontes de energia
Fontes de energia são indispensáveis atualmente, têm fundamental importância para que possamos viver bem.
2. FONTES DE ENERGIA
2.1 Energia Solar
Ainda pouco explorada no mundo, em função do alto custo para sua instalação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.
Direta: A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade, ou a energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água.
Indireta: Quando se tem mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.
Também se classificam em passivos e ativos:
Sistemas passivos são geralmente diretos, apesar de algumas vezes envolverem fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.
Sistemas ativos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre também ativos.
2.2 Energia Eólica
É gerada a partir do vento, com grandes hélices que são instaladas em áreas abertas, sendo que os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.
Os países que mais geram energia eólica:
1º - China (62,7 mil megawatts)
2º - Estados Unidos (46,9 mil megawatts)
3º - Alemanha (29 mil megawatts)
4º - Espanha (21,6 mil megawatts)
5º - Índia (16 mil megawatts)
6º - França (6,8 mil megawatts)
7º - Itália (6,7 mil megawatts)
8º - Reino Unido (6,5 mil megawatts)
9º - Canadá (5,2 mil megawatts)
10º- Portugal (4 mil megawatts)
.
No Brasil,