Glossário naval
Armador Indivíduo ou empresa proprietária de navios.
Água de Lastro É a água do mar captada pelo navio para garantir a segurança operacional do navio e sua estabilidade. A água de lastro tem por objetivo aumentar ou diminuir o calado do navio durante a navegação para garantir sua segurança operacional.
AFT RÉ (POPA)
BOMBORDO (BB)/ PS=PORT SIDE Lado esquerdo.
BORESTE (BE) / STB=STAR BOARD SIDE Lado direito.
BAY CELA - São divisões dos porões no sentido longitudinal (Proa // Popa) marcadas através de números ímpares para contêiners de 20`pés e números pares para contêiners de 40`pés.
*Localização de um contêiner de proa a popa.
CBR / IBR CBR - Consolidated Booking Report.
IBR - Individual Bokking Report.
Cabeço de Amarração Poste vertical, normalmente de ferro, instalado no cais ou molhe (ou no convés do navio) para segurar os cabos, servindo para amarração do navio.
Cais Estrutura junto da qual os navios procedem à acostagem a fim de efetuarem operações de embarque/desembarque de passageiros ou mercadorias.
Calado Profundidade de um navio abaixo da linha de água, medida na vertical até à parte mais baixa do casco, hélices, outros pontos de referência.
Carga a granel Carga que, possuindo características uniformes, não é susceptível de contagem unitária e não se apresenta embalada.
Carga contentorizada Carga convencionalmente acondicionada em contentores ISO.
Carga em trânsito Carga que permanece a bordo do navio num porto de escala, ou de paragem, aguardando destino posterior.
Carga geral (Carga convencional) Carga geral convencionalmente acondicionada em unidades avulsas (ex: caixotes), podendo ser posteriormente contentorizada.
Carga geral fraccionada (Carga convencional fraccionada) Carga que se apresenta avulsa, acondicionada em embalagens (ou não).
CEP(LBP) Comprimento entre perpendiculares do Navio.
CFF(LOA)