economia no barsil
Professor: Gustavo
Glossário do cápitulo 23.
MOVIMENTO POLITICO:
Movimento político pode ser entendido, em termos clássicos 1 por suas duas palavras: por movimento entende-se uma idéia, um grupo ou atividade não institucionalizados -- diferentemente, por exemplo, de partido político; por político entende-se sua atuação na esfera da política.
Assim, um movimento política seria um grupo não institucionalizado que tem atuação política.
IMPOSTOS: Imposto (do latim imposìtu-, particípio passado de imponère: impor, por como obrigação) é a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um estado ou o equivalente funcional de um estado a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo, de forma que o não pagamento deste, acarreta irremediavelmente sanções civis e penais impostas à entidade ou indivíduo não-pagador, sob forma de leis1 .
REI: Um rei (no feminino: rainha) é um chefe de Estado, que pode ou não, dependendo do estilo de governo de uma nação, deter o exercício de poderes monárquicos sobre um território, normalmente chamado de reino.
PARLAMENTO: Parlamento é a assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo. Em muitos países, o parlamento é denominado Congresso (por exemplo, no Brasil), "Assembleia Nacional" (ou "Assembleia do Povo", como na China Comunista), Conselho, ou ainda Legislatura.
EXÉRCITO: O exército é a componente terrestre das forças armadas da maioria dos países, em contraste com as suas componentes naval (marinha) e aérea (força aérea). Contudo, o termo "exército" ou "exércitos" são usados em alguns países para designarem a totalidade das forças armadas. Nalguns destes casos, a componente terrestre pode ser designada "exército de Terra", a aérea "exército do Ar" e a naval "exército do Mar".