O que é sociologia?
A sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais precisas e sistemáticas, à medida que suas percepções vão além das experiências pessoas.
A sociologia examina as limitações e, como tal, é uma área muito ampla, pois estuda todos os símbolos sociais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social do individuo, ela examina todos os processos tais como desvio, crime, divergência, conflitos, migrações e movimentos sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estruturas sociais, ou seja, a sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camada; da mobilidade social; dos processos de cooperação; competição e conflitos na sociedade.
Como ciência a sociologia tem um duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.
O surgimento da sociologia
O século XIII é marcante para o surgimento da sociologia como ciência, onde também é marcado pela dupla revolução: Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (17601860), nesse período, encontravam-se varias transformações sociais, como o surgimento da classe trabalhadora com suas reivindicações de melhores condições de trabalho, enfim uma serie de ocorrências que transformaram a sociedade em um problema que necessitava de uma resposta. Com tudo isso para resolver, surge no século XIX à sociologia com a resposta intelectual para os problemas que a sociedade apresentava. Portanto, a sociologia como ciência é um resultado dos acontecimentos do século XIII.
Augusto comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado como o pai da sociologia,
ele