Neurociências
DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO
1. Sistema límbico: é o chamado cérebro das emoções.
Trata-se da componente cerebral composta por determinadas peças fundamentais na regulação emocional, que vai trabalhar diversas áreas do cérebro.
Todo o cérebro funciona em rede, sendo sempre activadas múltiplas estruturas.
2. Medula espinhal: é o segundo componente principal do nosso SNC. Começa quando termina a última parte do encéfalo até à segunda vértebra lombar. (O primeiro componente principal do SNC é o encéfalo).
É uma componente sensitiva e motora (dupla componente).
Toda a nossa acção se reporta a essa componente, assim como os nossos reflexos e as reacções imediatas.
Esta componente relaciona-se com as importantes actividades reflexas que garantem a nossa sobrevivência, que nos protegem do ambiente.
Exemplo de reacção imediata: colocamos a mão num fogão quente, sentimos a queimar. Essa sensação é provocada pelos nervos raquidianos até à medula, que elabora uma resposta. Daí que sentimos a dor após retirarmos a mão, pois a primeira reacção é tirar a mão. Só depois de tirarmos a mão é que a informação chega ao cérebro.
3. Paraplegia: lesão na região da lombar, que leva a que as pessoas percam a capacidade motora e sensitiva dos membros inferiores.
4. Nervos cranianos: nervos que nascem no encéfalo e são doze. Alguns deles são sensitivos (nervo visual, nervo óptico, etc.).
5. Pupila: arte central do nosso olho. É a parte negra do olho.
É como se fosse um diafragma que abre ou diminui, consoante os estímulos luminosos e leva as informações até ao cérebro para depois as mesmas serem processadas.
6. Neurónio: célula nobre do SNC. É específica, porque transmite informação através de impulsos nervosos.
7. Nervo vago: faz pate dos nervos cranianos. É o décimo nervo craniano.
Acompanha todos os nossos órgãos internos, todas as nossas vísceras (coração, pulmões, até à bexiga).
Um desmaio chama-se uma síncope vagal.
Normalmente há a