Neurociência e comportamento
1. Considere a seguinte citação de Albert Einstein, físico alemão radicado nos EUA, conhecido por desenvolver a teoria da relatividade:
“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.”
Faça, em no máximo dez linhas, um comentário sobre a citação, desenvolvendo o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) você concorda ou discorda.
R: De certa maneira concordo com a afirmação de Einstein, porque se não fosse a imaginação, o poder que tem o ser humano de imaginar, nada teria sido criado. Tudo que hoje é considerado conhecimento um dia foi imaginado, idealizado e com o passar do tempo e de experimentação, essas informações se tornaram conhecimento. Não que o conhecimento seja menos importante, pois sem a sistematização dessas idéias não conseguiríamos aperfeiçoar tantas coisas.
Creio que a imaginação e o conhecimento funcionem de maneira cíclica. Imaginamos, logo colocamos em prática e adquirimos o conhecimento e com o conhecimento do assunto logo nossa imaginação começa a tecer novas formas de aperfeiçoar ou transformar o que já existe.
2. O website Neuroliderança (Neuroleadership.org) salienta, na parte inferior da página inicial, a existência de quatro pilares para a construção do foco necessário para a atuação de líderes. São eles:
1. Os processos de tomada de decisão e de resolver problemas
2. Manter-se equilibrado quando sob pressão
3. Colaborar com os membros da equipe
4. Facilitar mudanças
Destas, escolha aquela que mais se relaciona com sua personalidade e, no máximo em dez linhas, explique por que.
R: Acredito que a melhor forma de transformar os colegas de trabalho em membros realmente comprometidos com as atividades do setor/empresa é verdadeiramente o líber mostrar com seus exemplos que está engajado em tudo que envolve as rotinas de trabalho deles.
Sempre orientando, colocando a mão na massa e ajudando tudo acontecer. Compartilhando as vitórias, sabendo fazer elogios e também