Intervenção psicossocial
Pós-Graduação em Gestão e Supervisão Escolar
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
Vitória da Conquista – BA
2011
MARCOS ALVES DE ANDRADE
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
Trabalho apresentado ao INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada -, como pre-requisito para aquisição do título de Especialista em Gestão e Supervisão Escolar.
Vitória da Conquista - BA
2011
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
Introdução
A difusão do conhecimento favorece enormemente as vivências sociais, pois na medida em que os homens adquirem maior compreensão do mundo que os cerca e das implicações da vida em sociedade neste mesmo mundo, conseguem interagir com mais discernimento e sabedoria.
A escola, enquanto espaço de elaboração de saberes se constitui num vasto campo de significações, ressignificações, aprendizados e desilusões, visto que toda aprendizagem é permeada por erros e acertos e, muitas vezes, os erros são elementares para o amadurecimento de idéias e valores. Numa perspectiva crítica é preciso contextualizar a educação como uma prática histórica e socialmente construída, enfocando sua importância social enquanto instância fundamental no processo de socialização do conhecimento historicamente acumulado.
Paulo Freire (1997) ao apontar as deficiências e incongruências daquilo que apelidou de educação bancária revela a necessidade de uma escola que não somente transmita conhecimentos, mas, sobretudo os construa. A educação deve ser concebida como um instrumento de libertação, de conscientização, de transformação social. Mas uma educação libertadora depende da práxis dos seus protagonistas, da ação e reflexão dos profissionais que atuam na sala de aula enquanto sujeitos historicamente comprometidos com o processo de mudança social.
E é justamente no contexto da práxis educacional que o psicólogo se apresenta como parceiro numa intervenção que visa não apenas as condições para a aprendizagem, mas o ser total, visto