Intervenção psicossocial
E-FOLIO A
A intervenção psicossocial consiste numa actuação de suporte ás pessoas que apresentam certas dificuldades, no sentido de prestar a estas apoio e orientação, sobretudo quando as pessoas tem problemas de funcionamento social. Esta intervenção baseia-se em “maneiras de fazer” fundamentadas nas ciências psicológicas e sociais e uma actuação baseada em função dos conhecimentos da teoria social. Os problemas de funcionamento social, são aqueles que de uma forma geral afectam o relacionamento das pessoas com o contexto social, assim como os da sua vida pessoal, familiar ou social. De referir também que o objectivo da intervenção psico-social não é o problema em si, mas sim a situação de vida que com ele está relacionada, assim como a forma como as pessoas lidam com estes problemas.
Os tipos de problemas apresentados pela senhora do texto em análise, são de vária ordem, referindo-se no entanto a questões de funcionamento social, mais concretamente de problemas pessoais, familiares e sociais. Assim, o técnico de acção social irá desenvolver a sua actuação no sentido de resolver a situação-problema mais procupante no imediato, e de seguida procura desenvolver a sua intervenção no sentido de proporcionar a pessoa-cliente condições para que no decorrer do processo de resolução esta seja já capaz de lidar com outras situações problema da vida em sociedade. Para isso é necessário que o técnico compreenda os factos que constituem o problema, ou seja que fique bem claro a natureza dos mesmos. Depoís é preciso que esses factos sejam explorados no sentido de perceber as várias interacções que estes tem na vida social, e organiza-los em torno de ideias concretas e bem definidas. Após estes passos há que tomar uma decisão e actuar em conformidade.
Existem vários tipos de situações-problema presentes no texto. A senhora quando recorreu ao serviço de urgência com as duas costelas partidas, nunca imaginou que o