intervenção psicossocial em saúde
CENTRO DE CIENCIAS BIOLOGICAS E SAUDE
CURSO DE PSICOLOGIA
“ INTERVENCAO PSICOSSOCIAL EM SAUDE” : RESUMO DO TEXTO DE JOAO LEITE FERREIRA NETO
NICOLE DE AMORIM BRAGA
Recife
2014
João Leite Ferreira Neto- psicólogo, mestre e autor do livro Psicologia, Politicas Publicas e o SUS- se debruça ao longo de seu capitulo intitulado “Intervenção Psicossocial em Saude” à discussão de temas tais como: saúde publica, intervenções psicossociais, analise institucional, praticas intersetoriais e a possível união das praticas da psicologia clinica e social. Tais temáticas são abordadas pelo autor à partir da exposição do estudo de caso de uma experiência de intervenção desenvolvida ao longo de três anos na cidade de Belo Horizonte.
Ao longo deste artigo, o autor descreve detalhadamente o processo de intervenção do qual participou ativamente. Vizinha da unidade de saúde municipal, uma escola estadual acolhendo 700 alunos de 1a a 4a serie dirige em 1992 uma demanda ao centro de saúde centrada em duas questões principais: problemas de aprendizagem e indisciplina, além de dificuldades na abordagem de temáticas ligadas a sexualidade. Assim sendo, apos múltiplas reflexões a unidade de saúde elabora o projeto de construção de um grupo multidisciplinar formado por profissionais da escola e por funcionários do centro de saúde, visando a discussão dos problemas trazidos pelos funcionários da escola em reuniões primeiramente semanais e posteriormente quinzenais.
O autor toma como referencial teórico deste estudo de caso o conceito de analise institucional de Gregorio F. Baremblitt e elementos a obra de Michel Foucault. E defende a necessidade do interventor ocupar uma posição de coadjuvante no processo de mudança, favorizando a ocupação da posição de protagonista pelo coletivo local.
Para ele, a segmentação dos campos clinico e social da psicologia deve ser combatida, buscando sempre um dialogo aberto entre esses dois campos