neurociencia. Especializacao em rh
NEUROCIENCIAS APLICADAS A GESTAO DE PESSOAS
PROF GERSON ALVES.
ARAPIRACA, 24 DE JULHO DE 2014.
NEUROCIENCIA
O que é neurociência?
Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações.
Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia.Entretanto, atualmente ela é uma ciencia interdisciplinar que colabora com outros campos como a educacao, quimica, ciencia da computacao, engenharia, antropologia, linguistica, matematica, medicina e disciplinas afins, filosofia, fisica e psicologia. Neurocientistas são as pessoas que atuam fazendo pesquisa em neurociência. A formação se dá a nível de pós-graduação; não há graduação em neurociência. Por isso, neurocientistas podem ser biólogos, biomédicos, médicos, psicólogos, físicos, engenheiros, filósofos, economistas - mas uma base sólida em ciências biomédicas é sempre de grande valia.
O termo neurobiologia é usualmente usado alternadamente com o termo neurociência, embora o primeiro se refira especificamente a biologia do sistema nervoso, enquanto o último se refere à inteira ciência do sistema nervoso.
O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens usadas para estudar os aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos e medicos do sistema nervoso, ainda sendo ampliado para incluir a cibernetica como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas áreas do conhecimento. As técnicas usadas pelos neurocientistas tem sido expandidas enormemente, com contribuições desde estudos moleculares e celulares de neuronios individuais até do "imageamento" de tarefas sensoriais e motoras no cerebro. Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais ou com apenas a concepção de circuitos