Sistemas especialistas
A inteligência artificial é um campo amplo existente há muitas décadas que vem sendo impulsionado rapidamente com a informática e a computação. Incluem componentes e aplicações da ciência cognitiva, robótica e interfaces naturais. É um ramo da ciência da computação que procura estudar, compreender e simular o pensamento dos peritos e a cognição humana. É muito ligada a ciência cognitiva, assim como, a neurociência, filosofia, psicologia e a linguística.
A Ciência Cognitiva procura compreender a inteligência humana e tem o objetivo de descrever, explicar e também simular as principais disposições e capacidades do espírito humano como: raciocínio, linguagem, percepção, coordenação motora. A Inteligência Artificial com aplicação nos sistemas especialistas se utiliza desta ciência e procura escrever programas que copiem e reproduzam os modos como os seres humanos pensam, falam, compreendem, aprendem. Portanto, procura elaborar uma réplica da inteligência humana e aplicá-la nas diversas áreas da empresa.
Os Sistemas Especialistas são aplicações da Inteligência Artificial muito aplicado nas empresas. Segundo O´Brien (2004), situa-se na área de aplicação da Ciência Cognitiva que se utiliza das disciplinas como: biologia, neurologia, psicologia, matemática, para verificar como os seres humanos aprendem, criam, e desenvolvem aplicações baseada no conhecimento com acompanhamento de um especialista. São sistemas que agem e comportam-se como um ser humano, e são utilizados para solucionar problemas em áreas específicas da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Um sistema especialista (SE) pode ser visto como uma subárea da Inteligência Artificial, desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, um sistema especialista é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e alimentado.
Um sistema especialista (FLORES, 2003) é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para