Neurociencias do comportamento
Cérebro e Comportamento
- Função do SN: Relacionar o ser vivo com o ambiente externo e interno. Processar estímulos do ambiente (ex: frio e calor), questão motora e sensorial. Adaptação ao meio externo. Homeostase (meio interno).
- Surge na superfície do organismo, sensível ao ambiente, percepção do ambiente. (pele). Colocá-lo em contato.
- Estruturado por neurônios e células da glia.
- Dentro do esqueleto: SNC (protegido por ser mais “importante”) / Fora do esqueleto: SNP (ligação do corpo com o SNC)
- Cérebro engarrafado: O cérebro precisa de experiências sensoriais e motoras contínuas para manter sua atividade inteligente. Portanto, não se pode considerar um cérebro engarrafado “uma pessoa”. (meu cérebro tem que se adaptar a novas situações do meu corpo, do meu ambiente: perna quebrada, gravidez, etc).
- O SN trabalha em conjunto com o corpo.
“Nosso cérebro trabalha com tanta eficiência e facilidade que mal pensamos nele.”
- Lembramos que temos cérebro quando temos uma falha (esquecer o nome, chave do carro, etc), disfunção e lesão estrutural. Posso ter uma disfunção por uma lesão.
- Traumatismo craniano: Pode causar hematomas e inchaço no cérebro. Quando um tecido que fica próximo do osso craniano incha, há uma pressão, podendo até parar de funcionar, ou deixar de funcionar como antes (disfunção). Prejuízo, no receptor, na via que leva informações ao cérebro, ou de fato no cérebro, dependendo de onde foi a pancada. As células ficam disfuncionais por um tempo, mas a situação pode ser revertida. Lesão estrutural não há reversão. Caso clínico: prejuízo na percepção sensorial, na memória, e humor, personalidade.
- Relação de dependência total entre Sistema Nervoso/Cérebro e Comportamento. É uma via de mão dupla, o comportamento modifica o funcionamento do cérebro. E vice-versa.
- Comportamento: Consiste em padrões no tempo (movimentações vocalizações, aparências). Qualquer tipo de movimento de um ser vivo (causa e função,