Neuro
•Principio da oposição: o conflito entre tendências ou processos opostos é necessário para geração de energia psíquica.
•Principio da equivalência: é a redistribuição continua de energia psíquica gerada, sempre de um ponto para o outro na personalidade.
•Principio da Entropia: refere-se à tendência de buscarmos o equilíbrio entre as diferenças de energia. É uma espécie de busca pelo equilíbrio homeostático
Ele utilizou o termo libido de duas maneiras: primeiro como energia de vida difusa e geral e, depois, baseando-se numa perspectiva semelhante à de Freud, como uma energia psíquica mais restrita que alimenta o trabalho da personalidade que ele chamou de psique.
As Atitudes: Introversão e Extroversão
Os introvertidos concentram-se prioritariamente em seus próprios pensamentos e sentimentos, em seu mundo interior, tendendo à introspecção. O perigo para tais pessoas é imergir de forma demasiada em seu mundo interior, perdendo ou tornando tênue o contato com o ambiente externo.
Ex: Um professor que se detém a fazer muitos estudos, se distanciando das experiências do seu cotidiano acaba perdendo o contato com a realidade.
Os extrovertidos, por sua vez, se envolvem com o mundo externo das pessoas e das coisas. Eles tendem a ser mais sociais e mais conscientes do que acontece à sua volta, necessitam se proteger para não serem dominados pelas exterioridades e, ao contrário dos introvertidos, se alienarem de seus próprios processos internos.
Ex: O individuo que faz suas escolhas a parti de princípios alheio: João tinha que escolher que curso iria iniciar, seus amigos incentivaram a cursar Psicologia, mesmo não sendo a sua vontade ele escolheu este curso.
As Funções Psíquicas