nervos cranianos
Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados en algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatorio e o óptico, que ligam-se respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo.
As fibras motoras ou eferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem.
Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.
Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dos neurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em órgãos periféricos.
De acordo com a componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos.
Os motores (puros) sao os que movimentan o olho, a lingua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço. São eles:
III – Nervo Oculomotor
IV – Nervo Troclear
VI – Nervo Abducente
XI – Nervo Acessório
XII – Nervo Hipoglosso
Os sensitivos (puros) destinam-se aos orgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais. Os sensorias são:
I – Nervo Olfatório
II – Nervo Óptico
VIII – Nervo Vestibulococlear
Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro:
V – Trigêmio
VII – Nervo Facial
IX – Nervo Glossofaríngeo
X – Nervo Vago
Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periférica do sistema autônomo. São os seguintes: Nervo Oculomotor (III), Nervo Facial (VII), Nervo Glossofaríngeo (IX), Nervo Vago (X), Nervo Acessório (XI)
Nervo Olfatorio
O nervo olfatório é responsável pela olfação, ou seja, pela capacidade de sentir cheiros,