Neotomismo no SS
O neotomismo consiste na retomada da filosofia expressa por Santo Tomás de Aquino. No século XVIII, a filosofia tomista esta esquecida e começa a ser retomada no final do século XIX, que foi proposto por Leão XIII, através da encíclica Aeterni Patris.
A presença dessa filosofia restaurada não servirá apenas na formação dos padres, mas se estenderá aos leigos. E no campo social está presença se dará na elaboração do Código de Malinas, através do cardeal Mercier.
A presença de Santo Tomás virá até o serviço social através da igreja católica. Esse filósofo tratará em sua reflexão de questões vitais para sua época, como: as relações entre Deus e o mundo, fé e ciência, teologia, filosofia, conhecimento e realidade.
Sua analise parte do principio que a primeira realidade a ser explicada deve ser Deus, que é a fonte de todos os seres, a partir deste analisa o homem, a pessoa humana. No qual segundo sua definição esta é um ser distinto de qualquer outro ser. Mas o que distingui a pessoa é sua racionalidade, ou seja, inteligente. Essa dimensão racional tem como consequência, o princípio da consciência em si e da liberdade. Outro pensamento é que a racionalidade do homem faz a pessoa humana imagem de Deus, capacitando-o ao conhecimento de Deus.
A dignidade e a perfeição da pessoa humana nos mostram seu valor absoluto. Pela capacidade intelectiva, o homem se transforma em autor de desenvolvimento, e isso o remete a dimensão da pessoa humana que é homem como ser social.
Ligada a definição de pessoa como ser social está também a de sociedade, e essa sociedade deve visão o bem