Fundamentos em Serviço Social II
Alunas: Imila Fagundes, Mariana Cardoso, Rafaela Souza e Bruna Lima
Estudo Dirigido
1) A formação dos profissionais em SS foi objeto de análise e debates nos congressos pan-americanos. Discorra sobre os dois primeiros congressos pan-americanos expondo o período de realização e principais características.
R: O primeiro Congresso Pan-Americano ocorreu em 1945 no Chile onde se encontram 14 delegações estrangeiras e é marcado por seu caráter de oficialidade. O encontro cujo tema foi divido em três seções, apresenta em seu transcorrer – entremeado de visitas a entidades assistenciais e festividades – três aspectos a serem ressaltados. De inicio se referem aos debates acerca do Serviço Social na Indústria. Neste debate se inicia um novo posicionamento a favor de um Serviço Social ao lado dos operários afirmando que as organizações operárias são as únicas fontes mantenedoras dos Assistentes Sociais. Prevalece a posição que afirma o caráter de neutralidade, conciliação entre o capital e o trabalho, ação educativa e valorização integral do homem como fundamento do Serviço Social. Os dois outros aspectos se referem ao intercâmbio inter americano e a formação para o Serviço Social, Este último o tema central do Congresso. O segundo Congresso, ocorreu nos dias 2 e 9 de Julho de 1949 no Rio de Janeiro e tem como tema central o “Serviço Social e a Família”, cujo significava a criação de órgãos de assistência integral à família, moradias populares, legalização das uniões, assistências à jovens etc.
Referem-se às novas qualidades para o AS: “deve ser equilibrado psico afetivamente para eliminar os conflitos e não ser causa dos mesmos; Fala-se mais em articular, integrar, em problemas afetivos relacionais.
2) O serviço social fundamenta-se na Doutrina Social da Igreja. Do ponto de vista filosófico, terá por base o neotomismo. Explique os princípios do neotomismo e sua influencia para o Serviço Social.
A preocupação do Serviço