fundamentos historico metodologico do serviço social II
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Relatório final: Reconceituação do trabalho social
Os textos estudados para o desenvolvimento desta ATPS tratam de relatar o papel do profissional de serviço social no Brasil, avaliando sua trajetória histórica e as correntes formadas.
No primeiro texto estudado, o autor Vicente de Paulo Faleiros, em sua obra Reconceituação no Brasil: uma questão de movimento, faz um apanhado sobre o início da profissão de serviço social. Tendo sua origem ligada à igreja católica, os profissionais surgiram como um braço das obras assistências dasigreja.
O que conhecemos como Movimento de Reconceituação do Serviço Social é um movimento que ocorre na América Latina na década de 60. Este movimento veio contrapor o caráter conservadorismo dos profissionais, o que teve relação direta com a realidade política vivida pelos latinos americanos.
Utilizando o exemplo do Chile, narrado por FALEIROS, foi meio às lutas de classes e reivindicações dos trabalhadores e movimentos sociais que a escola de Serviço Social “passou a organizar o ensino do Serviço Social numa nova dinâmica de alianças com as forças de transformação social, dentro do projeto popular de construção de uma sociedade socialista” (FALEIROS, 1981, p.114); para isso foi necessário um compromisso da profissão coma classe trabalhadora, gerando uma ruptura com o conceito anterior da profissão que tinha um caráter paternalista.
O marco do movimento de reconceituação no Brasil ocorreu em Araxá e Teresópolis, cidades que sediaram encontros regionais de escolas de serviço social. Os documentos constituídos nesses dois encontros geraram uma revolução na profissão. Foram documentadas as criticas quanto ao tradicionalismo adotado e os novos rumos que o serviço social seguiria.
Ambos os documentos foram extremamente difundidos e geraram grande polêmica no meio, ainda que fosse o resultado de um pequeno