FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
METODOLÓGICOS DO SERVIÇO
SOCIAL II
1 – SINTONIZANDO O SERVIÇO SOCIAL COM OS
NOVOS TEMPOS
O Assistente Social de hoje irá formular e participar das políticas públicas, bem como irá atuar na gestão das políticas sociais.
Será o profissional que irá romper com a rotina institucional e buscar aprender o movimento das realidades para detectar tendências e possibilidades de inovações.
Irá possibilitar a solução de problemas, ou seja, viabilizar. Evitará o fatalismo histórico, fato que traz uma certa acomodação dando a profissão uma mediocridade profissional.
Outro aspecto que deve ser evitado é o messianismo profissional, que mostra o assistente como alavancador de todas as mudanças sociais.
O Assistente Social possui um código de ética profissional que demonstra a riqueza do trabalho e os âmbitos dos quais podemos atuar. Dentro das empresas irá atuar no processo de reprodução da mão de obra com a política dos recursos humanos e participará da produção e redistribuição da riqueza social através das políticas públicas.
A atuação do assistente social é a demonstração de seu trabalho que está inserido no âmbito de produção e reprodução das relações sociais.
2 – QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
O assistente social irá trabalhar junto ás questões nas mais diversas áreas da vida cotidiana, onde se demonstra á desigualdade e desenvolve-se a rebeldia. É um desafio para o Assistente Social dar conta de toda essa dinâmica e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas questões.
Outro ponto citado é o cenário de atuação do
Serviço Social, que é a questão social em suas novas bases de produção.
Essas bases sofrem uma transformação de acordo com mas novas formas de acumulação do capital, onde teremos as estratégias tayloristas e fordistas. O Estado entra com o financiamento do capital e a reprodução das forças produtivas, onde esta passa a liberar rendas para o consumo. Há então a