neoplasias
CURSO DE FARMACIA
NEOPLASIAS: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS, SINAIS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO.
SÃO LUÍS,
2014
FACULDADE PITAGORAS
CURSO DE FARMACIA
ADAIL MARTINS
FELIPE WENDELL
LEANDRO LOBATO
RAFAEL DUARTE
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE MORFOFUNCIONAIS 4, MINISTRADO PELO PROFESSOR EDER PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL
SÃO LUIS, 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:
A célula cancerosa é definida por duas propriedades hereditárias, ela e sua descendência reprodusence-se obedescendo os limites normais da divisão celular. É a combinação dessas duas atividades que faz com que o câncer seja particularmente perigoso. Uma célula anormal isolada que não se prolifera alem de suas vizinhanças normais não causa dano significativo independentemente de qualquer outra propriedade desagradável que possa ter. Se, entretanto, sua proliferação estiver fora de controle ela dará inicio ao tumor, ou neoplasia, uma massa compacta de células anormais continuamente em crescimento.
CONCEITO:
Neo=novo;Plasia=formação
São proliferações anormais locais de clones celulares cuja reprodução foge ao controle normal, e que tendem para um tipo de crescimento autônomo e para perda de diferenciação.
Nos organismos multicelulares a taxa de proliferação de cada tipo celular é controlada por um sistema que permite a replicação em níveis homeostáticos.
1-CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS:
A replicação continua servem para restaurar perdas celulares decorrentes do processo de envelhecimento celular, é uma atividade essencial para o organismo, porém, deve seguir um equilíbrio. Uma característica principal da neoplasia é principalmente um descontrole dessa