Neoclassico Escola De Chicago
Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras para o mundo do trabalho.
ÉRICA FIGUEIREDO
GIULIANA TEZZA
GUILHERME MELLA
PROFESSORA LUCIMARA FLÁVIO DOS REIS
TURMA 3º “A” - ARQUITETURA E URBANISMO - ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III
ANÁLISE DAS OBRAS AQUITETÔNICAS: “PANTEÃO DE PARIS” E “AUDITORIUM BUILDING”
FOZ DO IGUAÇU/PR
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1 - NEOCLÁSSICO 2
1.1 Panteão de Paris 2
2 – ESCOLA DE CHICAGO 4
2.1 Auditorium Building 4
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
O Neoclássico surge no fim do século XVII, na Europa, em forma de protesto ao Rococó, estilo artístico em predominância na época. Enquanto no Rococó predominavam detalhes, uso de cores tom-pastel, floreios e exageros, no Neoclássico predominava a harmonia, a simetria, a repetição, os tons claros e a busca por aproveitar o melhor da arquitetura greco-romana.
Mais de 300 anos depois, em 1879, em Chicago, nos Estados Unidos, surgia outra forma de arquitetura: a Escola de Chicago. Após um grande incêndio na cidade, arquitetos de todo o mundo vieram para a cidade reinventar a forma de construir, principalmente grandes edifícios e arranha-céus, possibilitados graças à invenção do elevador, ocorrida em Nova York alguns anos antes. Assim como no Neoclássico, no estilo Escola de Chicago, predominavam as repetições e o uso de elementos que remetem à arquitetura greco-romana.
Ambos os estilos surgiram em forma de protesto à um estilo anterior; o Neoclássico buscava superar os floreios e exageros do Rococó, trazendo a tona as características clássicas deixadas pelos Gregos e Romanos, e a Escola de Chicago visava modernizar a arquitetura, deixar para trás as construções pomposas e monumentais, e focar na construção de edifícios funcionais, comerciais e urbanos, buscando a verticalização das cidades.
1 – NEOCLÁSSICO