neo natal
Jorge Ricardo de Araújo Luzia¹
Khael Porto Serrano da Cruz²
Thamilis da Silva Cortes³
RESUMO
A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é um ambiente voltado para realização de procedimentos e atendimentos de urgência e emergência do recém-nascido, a enfermagem é a peça fundamental na recuperação deste paciente, visto que ela permanece a maior parte do tempo a beira do leito, sendo que a comunicação é um fator muito importante entre pais e profissionais. Conclui se que o primeiro passo para mudança e melhor aceitação dos familiares dentro da UTI é sensibilizar os profissionais quanto a importância da presença da família para a criança em momentos de crise, como na hospitalização.
Palavras-chave: enfermagem, recém-nascido e UTI neonatal
INTRODUÇÃO
Na maioria da vezes a unidade de terapia intensiva (UTI) é vista como uma área crítica destinada a internação de pacientes com patologias graves, que requerem cuidados contínuos por uma equipe especializada e aparelhos específicos, necessários para a monitoração, diagnóstico e terapia, estruturada com o objetivo de diminuir a mortalidade de pacientes.
Existem diferentes classificações de UTI, a UTI neonatal (UTIN) é destinada ao suporte de recém nascidos de 0 a 28 dias de vida. Os principais motivos da intervenção do RN se remete aos pais pensarem na fragilidade do seu filho.
O trabalho dos profissionais muitas vezes é realizado de forma generalizada o que o torna exaustivo e estressante. O enfermeiro deve se atentar as respostas do RN diante dos níveis de barulho, movimentação e claridade para que não comprometam o sono e repouso.
O cuidado humanizado para os pais que tem seus filhos internados em UTIN está estritamente ligado ao relacionamento com a equipe de saúde, sendo para eles o tratamento dado com educação e respeito é humanizado.
OBJETIVO
Instruir todos os profissionais de enfermagem quanto a importância