Assistência de enfermagem a paciente internado em UTI coronariana e neo natal
Assistência de enfermagem a paciente internado em UTI coronariana e neonatal
Definição:
UTI – Unidade terapia Intensiva destinada a atendimento de pacientes graves ou de rico que dispõe de assistência de enfermagem interrupta com equipamento específico próprios, recursos humanos especializados e que tem acesso a outras tecnologias destinadas a diagnostico e terapêutica.
É uma unidade de atendimento de urgência, lugar de tomadas de decisões e ações rápidas e, se possível, efetivas para a cura, a luta pela vida. E isso em tempo recorde.
UTI Coronariana: A unidade coronariana é uma UTI especializada no atendimento de pacientes com problemas cardiológicos.
Equipamentos
Cada leito contém monitores cardíacos, cama elétrica projetada, oximetria de pulso e rede de gases. Dentre os principais equipamentos utilizados em UTI estão:
Termômetro
Oxímetro de pulso: Equipamento que possui sensor óptico luminoso o qual é colocado no dedo. Através da determinação da coloração sanguínea capilar, verifica a taxa de saturação do oxigênio designada Saturação de O2, ou seja, mede indiretamente a oxigenação dos tecidos de maneira contínua.
Eletrocardiográfico, com freqüência cardíaca e medida intermitente de pressão arterial. Situa-se na cabeceira do leito e é conectado ao paciente através de eletrodos descartáveis no tórax.
Monitor de pressão arterial
Não-invasivo (Esfigmomanômetro)
Invasivo (por punção arterial em geral a radial)
Capnógrafo
Monitor Cardíaco - Efetua o controle do débito cardíaco
Swan-Ganz
Sonda naso-enteral: quando ocorre dificuldade da ingestão dos alimentos, é introduzida sonda maleável de baixo calibre na narina até o duodeno, porção após o estomago. Dietas especiais designadas Dietas Enterais, são mantidas em infusão contínua dando aporte necessário de calorias, proteínas e eletrólitos. As Dietas especiais dispensam as dietas convencionais,