NENHUM
>para começar
Conta-se que por volta de 1920 foram encontradas na índia duas meninas que teriam crescido entre lobos , essas crianças não possuíam quaisquer das características humanas : não choravam não riam e sobretudo não falavam seu processo de humanização só teve inicio quando começaram a participar do convívio humano. Um fato notável ,porem ocorreu nos estados unidos com Helen Keller (1880-1968) nascida cega e surda e que portanto não aprendera a falar desse modo permaneceu praticamente excluída do processo de humanização ate a idade de 7 anos quando seus pais contrataram uma professora chamada Anne Sulivan.
>O uso da inteligencia
Experiencias interessantes foram realizadas pelo psicologo gestaltista wolfgang kohler quando instalou nas linhas canarias uma colonia de chimpanzés , na década de 1910.
Em um dos experimentos o animal faminto não conseguia alcançar as bananas penduradas no alto da jaula. depois de um tempo o chimpanzé resolveu o problema ao puxar um caixote para alcançar a fruta.
Segundo kohler ,a solução encontrada pelo chimpanzé não imediata ,mas ocorreu no momento em que o animal teve um insight. No exemplo das abelhas,estamos diante de uma linguagem programada biologicamente, idêntica em todos os indivíduos da especie. ,no segundo exemplo,o cão de rozana por instinto,mas entende seu dono pela inteligencia, mediante aprendizagem por reflexo condicionado .
A linguagem humana intervem como forma abstrata que nos distancia da experiencia vivida e nos permite reorganiza-la em outro contexto,dando-lhe novo sentido. é pela palavra que nos situamos no tempo, para lembrar o que ocorreu no passado e antecipar o futuro pelo pensamento.
Se a linguagem ,por meio da representação simbólica e abstrata, permite que nos distanciemos do mundo também e ela que nos possibilita o retorno para sair sobre ele e transforma-lo
> A sociedade Da Informação
A formidável revolução da informatica