Processos de Gestão da Produção
Gestão da produção é o processo de produzir bens e serviços, visando a atender as necessidades e/ou os desejos do cliente. Esta atividade visa aperfeiçoar a qualidade, diminuir o tempo e o custo dos bens e serviços. A gestão da produção é um sistema eficaz que trata de problemas reais e integra os processos de manutenção, desenvolvimento e melhoria da qualidade do processo produtivo (SLACK ET al., 2008), ela organiza o processo de modo a torná-lo mais simples e eficaz.
Os processos de produção consistem na transformação de materiais e serviços em produtos de bens de consumo. Os responsáveis pela gestão de produção possuem algumas responsabilidades, tanto diretas, como indiretas. As responsabilidades diretas são: a elaboração de um projeto, o planejamento e o controle do projeto, a melhoria do processo de produção e a minimização do desperdício e do retrabalho. Já nas responsabilidades indiretas, podemos citar: se relacionar e discutir com as demais áreas sobre o plano de produção do projeto, encorajar outras áreas para obter sugestões que possam melhorar o processo.
Na gestão de produção são utilizados alguns sistemas, tais como: JIT (Just in Time), MRP (Planejamento Necessidades Materiais), TOC (Teoria das Restrições), Lean Thinking (Mentalidade Enxuta). Abaixo segue um escopo de como funciona cada sistema.
JIT – Just in Time
Sistema de produção puxada
Melhoria Contínua
Redução de estoques
Arranjo físico celular
Desenvolvimento de fornecedores
MRP
Produção Empurrada
Estoques de Segurança
Lotes mínimos de produção
Sistema computadorizado
Ordens de produção
TOC – Teoria das Restrições
Eliminação de gargalos
Processo Computadorizado
Fluxo de materiais
Estoques
Despesa Operacional
LEAN THINKING
Fluxo de valor
Fluxo de valor
Fluxo contínuo
Produção Puxada
Perfeição
JIT – Just in Time
Sistema de produção puxada
Melhoria Contínua
Redução de estoques
Arranjo físico celular
Desenvolvimento de fornecedores
MRP
Produção