Nenhum
4.1 MATERIAIS
terra; água; balde; vasilha plástica; pHmetro; turbidímetro; frascos do turbidímetro;
1 frasco com solução padrão formazin;
JarTest com 3 jarros de 2 L cada; cronômetro; 3 garrafas pet; seringa 4.2 METODOS
Para a realização do experimento, foi preparada uma solução de água e terra, a fim de se obter uma água bem turva. Para isso, foi usada uma vasilha plástica para se recolher a terra, no caso desse experimento foi recolhida do jardim do ICTE. A terra coletada foi passada para um balde maior, que foi completado com água e então água e a terra foram misturadas até se conseguir uma mistura mais homogênea.
Em seguida, mediu-se o pH da mistura terra e água com o pHmetro e se obteve-se um pH de 7,0.
Com o objetivo de se medir a turbidez da mistura, foi feita primeiramente a calibração do turbidímetro: em um frasco do turbidímetro adicionou-se água da torneira, inseriu-o no aparelho e o calibrou como zero (0 NTU), em seguida o frasco contendo a solução padrão de formazin foi inserido e calibrou-o como 100 NTU. Com o turbidímetro calibrado a mistura de água e terra foi colocada em outro frasco do turbidímetro, que foi inserido no aparelho, e então se obteve para a mistura, uma turbidez de 669,8 NTU. É importante ressaltar que em todas as medições os frascos foram limpos por fora antes de serem inseridos no turbidímetro para não haver interferências na medição.
Posteriormente, as pás do Jar Test foram suspensas e a solução foi misturada novamente a fim de garantir que esta estava bem homogeneizada, então, encheu-se cada um dos 3 jarros do Jar Test com a mistura de água e terra, até a marca de 2L. A figura 01 abaixo mostra os jarros após serem cheios com a mistura de água e terra.
Figura 01 – Jar Test com a mistura de água e terra. Fonte: As autoras
Em cada frasco foi adicionada, através da seringa, uma quantidade de coagulante, no primeiro adicionou-se 0,2 mL, no segundo, 0,4 mL e no terceiro 0,6 mL e então