Nenhum
Regras: privilegie a SUA escrita. Não use citações. Em NENHUMA hipótese. Serão avaliadas a pertinência / complexidade da questão formulada e a qualidade das suas leituras e argumentação.
1. Jean Pepin acabou de chegar de Ouagadogou na Burkina Faso. Quer saber o que é e como se faz para estudar psicologia com uma preocupação histórica. Explique a ele com suas palavras. Leve em conta as nossas discussões e leituras.
Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Ela busca o conhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
Para estudarmos a psicologia, temos de relembrar o caminho histórico recente da psicologia no Brasil, bem como considerar as mudanças que ocorreram na política educacional brasileira.
O caso da psicologia no Brasil (que foi regulamentada como profissão em 1962) a concepção de ciência adotada pela “psicologia brasileira” assumiu o modelo biológico, fazendo uma analogia acrítica entre o meio natural e o meio social ao qual o homem –objeto de estudo- tem de ajustar-se da melhor maneira possível para que sobreviva enquanto indivíduo.
A psicologia nasce como ciência quando reconhece a instância individual do homem na sociedade e por motivos sociais, políticos e econômicos, precisa ser normatizada e padronizada. Para chegar a tempos em que ideias de processos individuais e subjetivos se convertam em ciência requer pensar em uma história da humanidade, sobre o desenvolvimento do seu pensamento enquanto manifestação da sua condição de vida material. Primeiro bom motivo para se estudar a história da psicologia.
A história como forma de apropriação do senso crítico, de contextualização do advento da ciência, o que