Trabalho seis sigma
Anderson Carlos Lopes Sacchi
Faculdade de Tecnologia Tecbrasil - Ftec
RESUMO
Há pelo menos vinte anos vem ocorrendo uma verdadeira revolução na forma das empresas conduzirem seu negócio ao redor do mundo. É a revolução da Qualidade. Todos aprendemos a conviver no dia-a-dia com termos como: Total Quality Management (TQM); Melhoria Contínua; Just in Time (JIT); Kaizen e tantos outros que fazem parte do sonho e do pesadelo de muitas empresas. Um fator-chave para o ganho de competitividade de uma empresa está diretamente ligado a essa revolução. As empresas precisam estar atentas à qualidade de seus produtos e serviços se quiserem sair à frente na corrida da concorrência do mercado atual. A metodologia 6 Sigma vai justamente ao encontro dessa urgência: traz melhorias de processo, ganhos de produtividade e principalmente, maior rentabilidade e redução de custos. Baseado neste contexto estruturamos este estudo em uma empresa automobilística situada na região sul-fluminense, que nos últimos anos sofreu um aumento significativo da qualidade dos seus produtos e processos produtivos com a “simples implementação” do programa de qualidade Seis Sigma.
Palavras-Chave: DMAIC, Resultados e Lucro.
1. INTRODUÇÃO
Qualidade e produtividade, fatores chave para a competitividade, sempre foram preocupação dos setores produtivos, em maior ou menor escala em diferentes setores, em especial nos países com economia aberta. A qualidade passou por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo até hoje fator chave de sucesso para as empresas. Com o acirramento da competição, como consequência da economia globalizada, a questão da adequada abordagem no trato da qualidade passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo empresarial.
O resultado ou consequência da boa qualidade de um produto ou processo pode ser analisado com o aumento no lucro, fidelidade dos clientes, redução de desperdícios e erros de processo, entre outros. O programa