Nematoides das plantas
Doenças causadas por nematoides
Entre fruteiras de caroço, a maioria dos trabalhos associados com fitonematoides foi realizada com a cultura do pessegueiro. Já foram relatadas mais de 30 espécies de nematoides fitoparasitas em pessegueiro, destacando-se como mais importantes Meloidogyne spp., Mesocriconema spp., Xiphinema spp. e Pratylenchus spp. Esses nematoides podem reduzir o vigor e a produção do pomar e, ocasionalmente, em conjunto com outros fatores, causar a morte da planta. Nematoides-das-galhas
Distribuição geográfica - Os fito nematoides desse gênero têm sido relatados, frequentemente, causando danos econômicos em fruteiras de caroço nas mais variadas regiões do mundo. As principais espécies prejudiciais ao pessegueiro são: M. javanica, M. incoginta, M. arenaria e M. hapla. Em levantamentos realizados em pomares de pessegueiro do Rio Grande do Sul, as espécies detectadas e associadas com maior frequência ao sistema radicular das plantas, foram M. javanica e M. incoginta.
Sintomatologia - Visualmente pode ser observada a presença de engrossamento (galhas) nas raízes do pessegueiro atacado. As plantas afetadas apresentam sinais de enfraquecimento, baixa produção, desfolhamento precoce e declínio prematuro, podendo ocorrer, ocasionalmente, a morte da planta, sendo os sintomas potencializados sob condições de seca.
Ciclo de vida e epidemiologia - As espécies de Meloidogyne que atacam o