Controle de Nematóides
Os nematoides são vermes que provocam graves lesões no sistema radicular das plantas.
As plantas infestadas apresentam um comprometimento na sua capacidade de absorver a água e os nutrientes. São conhecidos os nematoides de cistos, de galhas e de lesões radiculares. Os nematoides infestam várias culturas, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e outras. No caso da soja, existem mais de cem espécies de nematoides, com cinquenta gêneros, pelo mundo.
Os principais nematoides que atacam as lavouras de soja, e outras, são:
1 - Nematoides de cistos - Heterodera glycines.
Estes nematoides causam sérios problemas às lavouras de soja, com perdas na produtividade de 10 a 70%. São transportados em torrões de solo que acompanham os grãos de soja, da colheita até o transporte para o porto marítimo. O preparo do solo favorece que o vento os transporte para outras lavouras. O agricultor deve evitar o plantio da soja na beira de estradas e o plantio de sementes de gramíneas contaminadas com terra. O plantio direto, o cultivo mínimo, é uma forma de minimizar a movimentação do solo.
Observando-se uma lavoura de soja pode-se confundir os sintomas causados pelos nematoides de cistos com os sintomas causados pela deficiência de ferro, por deficiências nutricionais e de água, pelo uso de herbicidas ou por doenças. Nas infestações por nematoides de cistos, as plantas são menos vigorosas, amareladas, raquíticas e as fileiras de soja demoram para fechar as entrelinhas. Todavia, nas lavouras infestadas, pelo verme dos cistos, as plantas permanecerão sempre raquíticas, enquanto que se for um déficit de água, as plantas se recuperarão com as chuvas ou irrigação. Os sintomas de clorose, causada por deficiência de ferro, aparecem durante o crescimento da soja e antes do florescimento (folhas amareladas com nervuras verdes). Já o sintoma de amarelecimento das folhas provocado pelo nematoide dos cistos ocorre mais tarde, na