NELSON RODRIGUES
Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Foi autor de peças conhecidas como “Vestido de Noiva”. Revolucionou a forma de escrever o teatro brasileiro.
Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife e mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Começou a trabalhar ainda cedo, numa redação de jornal. Em 1941, escreveu a peça “A Mulher Sem Pecado”. Mas a grande revolução no teatro se deu com a peça “Vestido de Noiva”. O texto apresentava uma nova de escrita teatral, com ações simultâneas em tempos diferentes e a existência de três planos (realidade, memória e alucinação).
Sua obra se divide em peças psicológicas (suas primeiras peças), mitológicas (“Anjo Negro”, álbum de Família”) e as tragédias cariocas (“A Falecida” e o “Beijo no Asfalto”). O teor de suas peças eram questões relacionadas ao sexo, incesto, tabus, virgindade, traição, moralismo e obsessões variadas.
Nelson Rodrigues escreveu ainda romances como "Meu Destino é Pecar” “O Casamento”. Em 1968, publicou o conjunto de crônicas escritas: “As Confissões de Nelson Rodrigues” e “O óbvio Ululante”.
Morreu no Rio de Janeiro de complicações cardio-respiratórias. jhjjiosijdfoidf d ]fgdfgiojdgf df,dsfl ldsgl s´dgk d´gk´d psgk dpsgks dg´ksd ´gpkgd
´kg
p´sadk
´pkgp
´ksdg g´pk ´sdfkg pgk ´gpsdakg pkg pgk gdfk ´pgdk
´pdsk
´dgspkd pgkd ´gk pdsgk pasdgkp´dsgk
´pdgskgd
´pskgdp gkdDFFSDF ´pgdskgds p´kg ´pkdg JMJJ KJIK K K
K
K K KK
K
KK
K´PK
´K
´KK
K
K
K
K
K
K
K
K
K
K
K
K
KL
K´L
´LL´[L
[´ÇP´[Ç´[
LP´L
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F
F