Nelson coutinho e o pensamento de gramsci no brasil
RESUMO
O artigo estabelece uma reflexão teórica sobre a contribuição de Carlos Nelson Coutinho acerca da introdução do pensamento de Gramsci no Brasil, aclarando questões de ordem metodológicas e estruturais, bem como, os conceitos de sociedade civil, revolução passiva, estado ampliado, pequena e grande política, tecendo ainda algumas características da pedagogia gramsciana e seu pensamento sobre o modelo de escolarização procurando contextualizar com o cenário político-social brasileiro. Exporemos ainda a estrutura constitutiva dos cadernos escritos por Gramsci e como nos apropriamos de suas reflexões no contexto educacional. A partir dessas considerações estabeleceremos elementos informativos básicos que sirvam de suporte e possam contribuir para a reflexão de uma prática educativa transformadora.
"A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem ‘atual’ à sua época".
Gramsci
Introdução
Carlos Nelson Coutinho, natural da Bahia, falecido em setembro do ano passado, encontra-se em evidência nas discussões acadêmicas das universidades brasileiras. Filósofo e cientista político, embora não gostasse de receber o titulo de cientista, justificava que a expressão representava melhor se atribuída aos filósofos pragmatistas americanos. Foi um dos intelectuais marxistas mais respeitados no Brasil; sempre procurou conciliar socialismo e democracia, estudioso de Gramsci e Lukács, era um dos defensores contemporâneos de Marx e sem dúvida uma dos maiores expoentes