Negócios
Resumo: Com as mudanças ocorridas nos últimos tempos, houve mudanças nas necessidades das empresas e das pessoas. O artigo traz à luz reflexões sobre os impactos dessas mudanças e os seus desdobramentos no mundo profissional e corporativo.
Palavras-chaves: Realidade líquida, carreira profissional,
Internet, inovação.
O novo paradigma Mercado de Trabalho: o impacto da Era do Conhecimento
A partir da Revolução Industrial, em meados do século XIX, houve uma evolução de desenvolvimento de tecnologias para otimizar a produção massificada e atender às demandas do Mercado. Tal revolução afetou profundamente os aspectos sociais e econômicos, com novas possibilidades e necessidades das pessoas. Com o tempo, as máquinas ocuparam, cada vez mais, o lugar do profissional por diversos motivos, entre eles o menor custo e menores riscos. A relação entre trabalho e o ser humano passou a ser particular e competitivo, uma vez que para conquistar o seu lugar em uma empresa, o profissional deve oferecer seu diferencial, dentre centenas de concorrentes. As vagas de empregos tornaram-se escassas e as empresas passaram a ter critérios restritos para selecionar o profissional adequado para desempenhar uma determinada função.
Com o advento da globalização, praticamente realizada em 100%, o profissional passou competir, não só com seus concorrentes locais, mas também com outros colegas do mundo afora. O termo “fronteira” tem seu significado vazio e irrelevante no âmbito econômico mundial. Consequentemente, as expectativas do Mercado sobre o profissional amentaram bastante. Não mais é suficiente ter graduação, pós-graduação e experiência profissional. É preciso ter algo mais. O perfil do profissional dos sonhos da empresa também consiste, além da formação acadêmica e profissional, na personalidade, estilo de vida, valores, princípios e, acima de tudo, capacidade de inovação.
A disposição do