Negócios
Área Técnica de Assistência Farmacêutica
São Paulo, 11 de agosto de 2009
DISPENSAÇÃO DE OSELTAMIVIR - ORIENTAÇÕES
1. O oseltamivir pediátrico distribuído possui hoje duas apresentações/concentrações: o Tamiflu® suspensão oral de 12 mg/mL e o oseltamivir solução oral de 15 mg/mL , manipulado pelo Hospital das Clínicas de SP.
Em decorrência deste fato, podem ocorrer as seguintes situações:
a) Caso a prescrição venha com a posologia em miligramos e o estoque existente seja de oseltamivir (origem HC) que é de 15 mg/mL, é necessário fazer o cálculo dos mililitros correspondentes. Ex: Tomar 45 mg, duas vezes ao dia. O dispensador deverá calcular os mL e orientar o responsável pelo paciente, ou seja, vai orientar que o paciente deverá tomar 3 mL de oseltamivir 15 mg/mL.
Lembrando:
1 mL de oseltamivir (15 mg/mL) contém 15 mg
2 mL de oseltamivir (15 mg/mL) contém 30 mg
3 mL de oseltamivir (15 mg/mL) contém 45 mg
4 mL de oseltamivir (15 mg/mL) contém 60 mg
b) Se a receita contiver a concentração do medicamento, p. ex. 12 mg/mL, a posologia esteja em mL e o estoque for de solução de 15 mg/mL, realizar o cálculo dos mL correspondentes dessa apresentação.
Ex. Posologia escrita na receita: Tomar 2,5 mL (oseltamivir de 12 mg/mL):
X = 30 mg, que corresponde a 2 mL da solução de 15 mg/mL
c) Caso a receita não tenha a especificação da concentração do medicamento pediátrico (se de 12 ou de 15 mg/mL) e a posologia esteja em mililitros, não há como realizar a dispensação pois não há como saber a qual apresentação o médico está se referindo, mesmo que na receita esteja escrito Tamiflu®. Esta situação pode implicar numa orientação equivocada em relação à posologia. Para o encaminhamento desse caso, veja o item 2 a seguir.
Portanto, a receita de oseltamivir pediátrico somente poderá ser atendida se a receita contiver a especificação da concentração do oseltamivir prescrito: