Negros no brasil
De onde vinham? Vinham de vários pontos do continente africano: Da costa ocidental, entre o cabo verde e o da boa esperança; da costa oriental, de Moçambique; e mesmo de algumas regiões do interior. Por isto, possuíam os mais diversos estágios de civilização.
Como vinham? Através do navio negreiro.
Como era o comércio no Brasil? Ao chegar no Brasil, um navio negreiro (ou tumbeiro) descarregava os escravos que eram vendidos geralmente em um mercado, dos quais o do valengo, na corte do Rio, talvez fosse o mais famoso. Isso não quer dizer que os escravos aí comercializados eram, necessariamente, ocupados em trabalhar na mesma localidade. Quando houve a expansão cafeeira no século XIX e, em parte da decorrência do fim do tráfico de africanos, houve alguma tendência a venda de escravos provenientes das minas já exauridas.
Como era a vida na senzala? A senzala era construída perto da casa grande, pois assim os senhores podiam controlar seus escravos melhor. A mobília e os utensílios eram escassos. EX: esteiras para dormir, cobertores e potes de barro. Basicamente, a alimentação dos escravos era composta de feijão e farinha de mandioca, mas eles poderiam consumir sobras e animais caçados na mata.
Como eram os castigos corporais? Depois de açoitado, o senhor manbdava picar o escravo com navalha ou faca que corte bem e dava com sal, sumo de limão e urina e o metia alguns dias na corrente, e sendo mulher, era açoitado á guisa de baionda dentro de casa com o mesmo açoite. * O pelourinho, onde se dava o açoite: O escravo fica com as mãos presas no alto e recebe lombadas de acordo com a infração cometida.
Contribuições culturais? Na religião, na música, na dança, alimentação,