Negocição
É a preparação para o processo de negociação, nesta fase devemos conhecer todos os motivos que podem influenciar o resultado de uma negociação como: O comportamento do consumidor como parte no processo de negociação que nos leva a analisar a analisar o que eles compram, porque, quando, onde, com que freqüência compram e usam.
Negociação – O momento
O primeiro momento é o da aproximação. Neste instante, muita coisa se estabelece: um pouco das atitudes, das simpatias ou antipatias mútuas. Já se percebe se os comportamentos estão sendo hostis ou amistosos, e se os oponentes estão bem preparados e levando a reunião a sério. É um momento importante para ganhar a simpatia do interlocutor ou para se evitar a antipatia. Procure estabelecer o melhor clima para o início do processo.
Devemos sempre usar alguns critérios para o momento da aproximação e também ao longo do processo de negociação para demonstrar à outra pessoa que você quer o melhor resultado na negociação que são: sorrir, adotar uma postura aberta, Manter um contato físico e visual, concorde, sonde, apresente, mostre a proposta técnica e de preço, barganha, fechamento, técnica de alternativa, proposta direta, de comando, do resumo, da prova verbal, do aspecto novo e o acordo.
A Pós-Negociação
As ações de pós-negociação são muito mais do que uma simples filosofia institucional, são, principalmente, as atitudes e comportamentos do próprio negociador que pode assumir estas funções fundamentais para seu crescimento profissional. É ele quem tem que tomar a iniciativa e realizar as ações de pós-negociação que o aproximem de seus interlocutores/oponentes: O negociador deve selecionar entre todos os seus oponentes aqueles em quem precisa investir mais tempo com o acompanhamento pós-fechamento.
Para que consiga bons resultados é necessário seguir algumas ações nessa pós-negociação que são:
• Valorize o fechamento.
• Prepare uma próxima visita.
• Faça uma