Guidelines - ihc
Sumário 2 Introdução 3 Conceito de guidelines 4 Exemplos de guidelines da área de T.I. 5 Guidelines para desenvolvimento de aplicações Windowns Phone 5 Guidelines sobre o uso do YouTube 5 Guidelines de experiência para o Windows Project 6 Guidelines para conteúdo e design Google: 7 Guideline iOS para design 9 Exemplo de guidelines fora da área de T.I. 9 Guidelines programa ambiental Petrobras 9 Conclusão 11 Referências Bibliográficas 12
Introdução
Neste trabalho o assunto abordado será guidelines, o foco será aplicado sobre a definição, porém também serão tratados alguns exemplos de guidelines de grandes empresas atuais.
A priori pode-se afirmar que guidelines são padrões, mais especificamente diretrizes, que devem ser seguidas no desenvolvimento de interface de aplicativos e são determinadas pelas empresas que utilizarão os aplicativos em questão, essas diretrizes podem ou não serem seguidas pelos desenvolvedores, isto varia de acordo com cada desenvolvedor e cada aplicativo.
Ao fim do trabalho o leitor terá o devido conhecimento sobre os conceitos de guideline, como devem ser utilizadas, além de conhecer exemplos de guidelines como as do programa ambiental da Petrobras, IOS, Google, YouTube, Windows Phone e Windows Project.
Conceito de guidelines
Os guidelines, também chamados de human interface guidelines (HIG), são documentos que oferecem aos desenvolvedores de software uma série de recomendações e orientações, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário através de interfaces mais intuitivas, didáticas e consistentes, gerando assim boa usabilidade. Embora não sendo fundamentalmente obrigatórias, as diretrizes ajudam o designer a dar um foco maior às necessidades e lidar com requisitos e restrições. A maior parte das recomendações limita-se a definir uma aparência comum para os aplicativos desenvolvidos para um determinado ambiente. As diretrizes fornecem