Alcalóides- farmacognosia
Os alcalóides são compostos de origem vegetal, com propriedades alcalinas conferidas pela presença de nitrogênio amínico. Podem ser sólidos ou líquidos, incolores ou de cor amarela ou roxa. Na célula vegetal, estão localizados no vacúolos. Quando na forma de sais, encontram-se nas paredes celulares. Localizam-se nas folhas, sementes, raízes e nos caules. Sua concentração pode varia muito durante o ano, podendo, em certas épocas, estar restritas somente a determinados órgãos. Apenas 10% a 15% de todas plantas conhecidas apresentam alcalóides em sua constituição.
Muitos desses agentes exercem potentes efeitos fisiológicos sobre o organismo e os sistemas dos mamíferos, constituindo importantes agentes terapêuticos.
No corpo humano, atuam no sistema nervoso central como calmantes, sedativos, estimulantes, anestésicos e analgésicos. Atuam também no sistema nervoso autônomo.
2. Objetivo geral
Estudar e conhecer a classe dos alcalóides.
3. Objetivo específico
- Conhecer a definição e origem dos alcalóides;
- Descrever a classificação dos grupos de alcalóides assim como suas características físico-químicas e a importância terapêutica em humanos;
- Comentar os métodos de extração dos grupos;
- Citar a importância biológica dos alcalóides nos vegetais;
- Relatar como é feito a caracterização laboratorial destes grupos.
4. Metodologia
Levantamento bibliográfico.
5. Desenvolvimento
Os alcalóides representam um grupo de produtos naturais que sempre influenciou muito a história econômica, médica, política e social da humanidade.
É difícil definir os alcalóides porque, do ponto de vista químico, bioquímico ou fisiológico, eles não representam um grupo homogêneo de compostos.
Os alcalóides formam um grupo heterogêneo de substâncias orgânicas, em particular de origem vegetal, definido pela função amina que empresta a seus constituintes propriedades