5 Guidelines Microsoft
O presente trabalho é sobre Guidelines, será descrito sua definição, cinco exemplos na área da computação, e cinco exemplos em outros setores.
O objetivo do trabalho apresentado é responder as principais questões de um aluno iniciante de T.I. sobre Interações Homem-computador, mais especificamente Guidelines.
Este trabalho está organizado em três partes sendo na primeira a definição, o que é guidelines?
Na segunda será exemplificado modelos de guidelines em uma empresa de tecnologia da informação?
Na terceira será exemplificado modelos de guidelines em outros produtos, setores presentes em nossos dias mas não pertencentes a área de tecnologia da informação.
2 Considerações Iniciais
Interação homem-computador (IHC) é o “estudo da interação entre pessoas e computadores. A interação entre homens e máquinas acontece através da interface do Computador, a qual é formada por software e hardware” (OLIVEIRA NETTO, 2004, p.61)
Segundo Carvalho (2003, p.77)“a interação homem-computador possui visão multidisciplinar e seu objetivo é tornar máquinas sofisticadas mais acessíveis, no que se refere à interação, aos seus usuários potenciais”.
Este capítulo aborda a teoria da IHC bem como a estruturação de um projeto bem alicerçado segundo Shneiderman (2009), projeto de interface para usuário segundo Pressman (2006) e abordagens sobre a Engenharia Cognitiva e a Engenharia Semiótica.
Para que ocorra a interação entre homens e máquinas é necessário que o projeto esteja muito bem estruturado. Shneiderman (2009) relata que para um projeto de IHC ser bem-sucedido, é necessário estar alicerçado em quatro pilares sendo eles:
Requisitos de IHC
Guidelines
Ferramentas de projeto de IHC
Testes de usabilidade
3 Definição de Guideline
Guideline pode ter como tradução literal a palavra Diretriz, é o conjunto de regras para determinado assunto que está sendo abordado, mas em tradução literal, Guideline nada mais são que linhas guias, daí o nome causa confusão em