negocios
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS JUÍNA
Novos Produtos Usando como Matéria-Prima a Biodiversidade.
AGOSTO/2013
JUINA, MT
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS JUÍNA
JOÃO DIAS RODRIGUES JUNIOR
ERICK AUGUSTO DE O. CARVALHO
Este trabalho tem como fins avaliativos na disciplina de Inovação Tecnológica, do curso de tecnologia em agronegócio, ministrado pelo professora Katia Valéria.
AGOSTO/2013
JUINA, MT.
1 – Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a metodologia do estudo de caso, cujos objetivos básicos são de compreender e demonstrar a existência de imensa oportunidade no fornecimento de matéria prima para obtenção de novos produtos, sendo aqui focados alguns produtos voltados à indústria farmacêutica e também cosmética.
2 – Introdução.
A Amazônia tem sido o centro das atenções mundiais em virtude da riqueza de sua biodiversidade que precisa ser conservada para garantir a qualidade de vida não somente da geração atual mas também das gerações futuras. Segundo a ITTO (International Tropical Timber Organization), as florestas tropicais abrigam metade da biodiversidade da área terrestre do planeta. Mas para que a sociedade possa usufruir dessa riqueza precisa ter consciência de que é imprescindível utilizá-la de forma racional, tendo por base a sustentabilidade ecológica desse patrimônio natural. Essa situação privilegiada da região constitui um diferencial que tem atraído a atenção das indústrias brasileiras e internacionais que utilizam produtos e essências naturais para formulação de medicamentos, vacinas e cosméticos. De fato, as indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais, especialmente esta última, vêm buscando nas plantas da