negocio
Os principais impactos do orçamento nas tratativas de uma negociação empresarial.
O orçamento empresarial ameniza riscos de negócios, ele ajuda a diminuir os riscos do mundo corporativo. É uma ferramenta fundamental para a "saúde" da empresa, não importando o porte ou o segmento.
O orçamento tem como objetivo prever (lucro previsto) os resultados a serem alcançados pela organização. É com ele que a administração inicia o planejamento das metas tais como, a participação no mercado, comercialização de novos produtos ou serviços, faturamento, negociações com fornecedores e clientes entre outros, e define os limites de investimentos, custos e despesas necessários para atingi-las.
Para a elaboração, todas as áreas devem participar, sendo recomendada a discussão dos objetivos com todos os níveis hierárquicos da empresa para checar a viabilidade, buscando integrar e comprometer os colaboradores, pois serão eles os responsáveis pelos resultados almejados, pois são dos funcionários da organização de que se espera que saiam todos os resultados financeiros positivos para a sobrevivência da empresa no mundo atual (mercado competitivo).
Entre as fases existentes em um processo de negociação, a gestão orçamentária entra na fase da padronização, aonde ambas as partes estão preocupadas em chegar em um acordo não somente em quantidades negociadas, mas como também em valores financeiros, para que ninguém saia prejudicado na negociação, sendo assim um processo de conciliação, aonde os dois lados trazem novas soluções para resolver o problema.
Cabe ressaltar que uma das maiores falhas dos orçamentos é que, após um processo rigoroso de elaboração e implementação, o administrador não acompanha e nem cobra das áreas o seu cumprimento. Quando bem controlado, um orçamento pode gerar redução de despesas, manutenção dos níveis de endividamento e, em muitos casos, a criação de uma cultura de controle.