Negociação e Administração de Conflitos
Acadêmicos:
Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos
Estudo de Caso O projeto foi contemplado para acontecer todo de forma local, sendo este realizado no Rio Grande do Sul, em aproximadamente 500 km de distância entre empresa contratante e contratada. Com isso, o custo do projeto, devido as despesas de deslocamento, hospedagem e diárias, foi mais elevado do que se fosse tudo de realizado remotamente.
Era um projeto que envolvia várias tecnologias, necessitando de aproximadamente cinco especialistas para atender a demanda. Além disso, estes analistas estavam envolvidos em projetos paralelos e tinham que atender os contratos de suporte técnico vigentes. Ou seja, suas agendas estavam programadas e apertadas.
O cliente tinha uma data limite para o fim do projeto, pois necessitava transportar o legado para outro estado. No início do projeto foi identificada uma falha de arquitetura de solução e constatado a necessidade de achar uma alternativa técnica para o caso. Além disso, o cliente não conseguiu cumprir dois requisitos, apesar de tê-los confirmado e validado por e-mail. Estes dois imprevistos iniciais atrasaram todo o projeto, consumindo a reserva prevista e comprometendo as demais agendas programadas.
Como alternativa propomos o cenário de atendimento remoto, pois o tempo de deslocamento consumia um tempo valioso. O cliente aceitou, mas questionou sobre os custos e os treinamentos contemplados. Começamos o processo de negociação e definimos em conjunto que primeiramente faríamos as atividades. Após a conclusão, faríamos um levantamento dos custos e horas adicionais necessárias para cumprir o prazo e daríamos um crédito ao cliente, que seria utilizado para o pós-projeto. Os treinamentos seriam ministrados após a conclusão do projeto, na sede da empresa contratada e por conta do cliente.
A sugestão foi aceita e conseguimos cumprir os prazos e encerrar o projeto de forma justa. O cliente utilizou algumas horas de