Fichamento Heloísa Lück
DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL
PROFESSOR(A): ELISÂNGELA DA SILVA BERNARDO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TURNO VESPERTINO – QUINTO PERÍODO
ALUNO: Alvaro Sá de Castro Menezes – 20111352507 TURMA: 2011.1
Data: 20/06/2013
Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores.
FICHAMENTO
Publicação “Em Aberto” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000, acessado em 18/06/2013 no sítio: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72
LÜCK,Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. In: Em Aberto. V. 17, N. 72. Brasília: INEP,2000. Fev/Jun. p.11-33.
Tópicos chave: Modelos estáticos e dinâmicos da Escola, com seus pressupostos. Descentralização, Democratização, Autonomia, Formação dos Gestores.
Problemas levantados pelo autor, os argumentos utilizados e as conclusões:
Implicações na Gestão Escolar das novas concepções de Escola, trazidas pela Constituição de 1988 e da LDB 9394/96, principalmente no que toca à formação dos gestores.
Qual a idéia principal do texto? Como esta idéia contribui para o debate sobre a gestão educacional?
As novas concepções de Escola exigem novas capacitações para seus gestores, e questiona a eleição como forma de escolha dos diretores das escolas. No que toca aos cursos para formação do gestores, critica a característica livresca e conceitual. Defende também que não podem haver generalizações, que os gestores devem ter múltiplas e específicas competências, e que deve haver uma maior aproximação entre a teoria e a prática. Aponta também que os conteúdos dos cursos são “descontextualizados”, que tensões, conflitos, resistências específicas de uma determinada instituição escolar, não são levados em consideração. Enfatiza também que nos cursos o enfoque não deve ser no indivíduo, mas na equipe(diretor,