Negociação em uma visão sistêmica
Negociação em uma Visão Sistêmica
A Negociação é um processo através de duas ou mais partes que se afastam dos pontos de divergência inicial para se ter um ponto em que consegue chegar a um acordo, que tem como principio que o resultado terá sempre que satisfazer as necessidades e desejos das partes envolvidas.
Para alcançar uma negociação evolutiva, a comunicação deve ser clara e a empatia é fundamental.
Administrar o processo de ganhos para ambas às partes exige a consideração de variáveis, elaboração de estratégias e quando necessário envolvimento de uma terceira parte imparcial na resolução de conflitos.
As habilidades essenciais do negociador devem ser desenvolvidas através da comunicação, sendo sempre flexível e objetiva.
O planejamento é imprescindível na negociação, a comunicação, o poder, a informação, as habilidades, os padrões éticos entre outros fatores devem ser analisados para a preparação da negociação, trazendo assim o resultado esperado, sendo assim a ética é fundamental para um relacionamento longo, construindo a confiança e o compromisso.
Segundo Martinelli (2002), em uma negociação, o primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui as entradas, o processo em si e as saídas., deve-se buscar um relacionamento que possa ser duradouro, que leve a novas negociações no futuro e que mantenha, ou melhore, o contato entre as partes envolvidas. Além disso, atendendo às partes envolvidas, cria-se uma negociação classificada pelos autores como “ganha-ganha”.
As entradas seriam o começo, o impulso inicial da negociação, o inicio do processo de um sistema, que podemos destacar no processo de negociação como entradas são: Diferenças individuais, Valores Pessoais, Interesses Comuns, Relacionamento Humano.
As saídas representam a conclusão de um processo e podem também ser à entrada de um novo processo, destacando